26/04/2015

Os filmes adolescentes que você precisa assistir! (Parte 1)

Todo mundo, ou aqueles mais fanáticos por cinema, já assistiram 'O Clube dos Cinco' (1985), 'Mulher Nota Mil' (1985),  'As Patricinhas de Beverly Hills' (1995) e até  'Negócio Arriscado' (1987). O problema é que, uma hora ou outra, assistir os mesmos filmes em sequência consegue nos cansar. Nunca, nem ninguém, vai mudar a sua relação com o filme que você ama, mas nada o impede de conhecer alternativas para aqueles dias que você quer sair da mesmice!
E nada melhor do que as comédias românticas teens dos anos 80 e 90, em suas típicas temáticas loucas que somente seriam aprovadas naquela época, para animar suas noites, com ou sem pipoca!
Vamos lá?

Vamos dar um chega para lá nos filmes de sempre!
Admiradora Secreta (Secret Admirer) - 1985




Desde que eu assisti 'Vidas sem Rumo' (1983), eu me tornei uma fã instantânea do talento de C. Thomas Howell. Na época da produção do filme, com então 14 anos, a interpretação dele como PonyBoy lhe garantiu a exposição necessária para se tornar a próxima estrela em ascensão de Hollywood. O problema é que depois de estrelar na comédia 'Uma Escola Muito Louca' (1986), em que interpreta um garoto que finge ser negro para ganhar uma bolsa para a faculdade e depois descobre que todos os pré-conceitos que tinha sobre eles era inválido, Hollywood não queria ter nada mais com ele, já que achou o filme de muito mau gosto. (Alguns críticos dizem que era racista, outras dizem que era uma lição de moral, mas o fato é que não caiu nada bem com os poderosos de Hollywood.)

Apesar disso, Christopher como todo o astro teen em ascensão daquela época, estrelava em uma comédia romântica e a sua era chamada 'Admiradora Secreta'. A história, em si, é simples. Seu personagem, Michael, recebe uma carta anônima e acredita que foi enviada pela garota mais bonita da escola, a Deborah (interpretada com perfeição pela Kelly Preston). A amiga dele, Toni (Lori Loughlin, com quem ele namorou durante as filmagens) duvida do fato, mas decide ajudar seu amigo a enviar cartas românticas para ela. O problema é que em trocas atrapalhadas, as cartas passam a circular entre os pais deles, o que provoca muita confusão em seus casamentos.

A história em sua essência não pode ser considerada inovadora. Porém as atuações de Lori e Kelly como duas moças que apesar de serem clichés, conseguem quebrar o molde e nos prover momentos em que mostram que são mais do que garotas ou mimadas ou boazinhas, é imperdível. O filme é uma quebra no gênero sensual sem barreiras de algumas comédias de humor 'sujo' nos anos 80 (exemplo: Porky), mas ainda não pode ser considerado como uma mostra dos problemas da adolescência. O filme foi feito para arrancar gargalhadas, ainda em seus momentos mais tensos, e faz justamente isso.

Quase Igual aos Outros (Just one of The Guys) - (1985)


Joyce Hyser nunca foi uma atriz famosa, ou com grandes prospectos para a fama. Ela primeiro chamou a atenção quando interpretrou o objeto dos desejos de Dan Hartman no videoclipe 'I Can Dream About You' que passava na televisão no começo dos anos 80. 
O filme 'Quase Igual aos Outros' foi um dos primeiros papeis de destaque que ela fez nos cinema. Ela, com então 26 anos, estava competindo pelo papel com grandes nomes da indústria na época, incluindo a Jennifer Jason Leigh, mas ela acabou conseguindo a chance de interpretar Terri, que a diretora Lisa Gottlieb queria que parecesse, em sua versão masculina com Ralph Macchio.(o aprendiz de 'Karatê Kid', 1984). 

O roteiro do filme foi no que se baseou a "recente" comédia 'Ela é o Cara' com Amanda Bynes. Mas esse filme, do ponto de vista dos assuntos que tratou na tela sobre gênero e adolescência, é bem mais superior que o atual, embora 'Quase Igual aos Outros' seja uma daquelas películas 'tão ruins que são boas'. 
A história é sobre a adolescente Terri. Ela é linda, popular, têm um namorado na faculdade e é inteligente. Ela, que participa do time de jornalismo da escola, escreveu uma reportagem que ela acreditava poder lhe dar uma boa chance em um estágio em uma famosa redação. O problema é que ao escutar os professores falando da sua aparência, ela tem certeza que não passou pelos motivos sexistas e machistas de seus professores. Disposta a provar que eles estavam errados em subestimá-la, ela se matricula em uma outra escola e se transveste como um rapaz. É a partir daí, que as confusões realmente começam. 

Se eu disser que esse é um dos melhores filmes que já assisti, estaria mentindo, mas como Joyce mesma afirmou "o filme é datado", os assuntos que se tratam nele não são. Nele percebemos a busca dos adolescentes em superar as expectativas e os moldes que são colocados em suas personalidades. Na película, nada é o que parece e esse é o seu maior trunfo. O ator Billy Jayne (que fez parte do filme 'Jovens sem Rumo') interpreta o seu irmão Buddy e é uma das melhores revelações do filme, Exagerado, como a história, mas sempre arranca risadas quando aparece na tela. 
Uma curiosidade é ficar atento para os postêres no quarto de Terri Griffiti. Lá você vai achar um de Bruce Springsteen, com quem Joyce namorava na vida real. 
'Quase Igual aos Outros' é um filme que merece ser apreciado, desde que você não se foque em sua falhas. Assista-o e se divirta!
Sonhos Rebeldes (Valley Girl) - 1983


Nicolas Cage, como um punk rebelde que encontra amor nos braços de uma garota de classe superior a dele, está simplesmente maravilhoso. O primeiro filme no qual ele utilizou o sobrenome Cage; o seu real é Coppola; era para os adolescentes dos anos 80 o que 'Patricinhas de Beverly Hills' foi para a geração de 90, só que mais real e apaixonante. 
Embora a Michelle Pfeiffer tenho sido a primeira a ser considerada para o papel de Julie, a atriz Deborah Foreman acabou ganhando o papel e participando de um dos meus filmes favoritos dos anos 80, na categoria teen, claro. 

Ainda que a carreira dela não foi para frente e a de Cage esteja estagnada em papeis sem sentido, a química que os dois possuiam no filme foi essencial para o seu sucesso. 
A história do filme foi baseada na canção de Frank Zappa, a Valley Girl (que os produtores tentaram envolver Zappa no script, mas ele se recusou) e fala sobre uma menina popular no colégio que estuda em Los Angeles e como ela se permite envolver no mundo artificial de seus amigos. A película, no entanto, vai além desses assuntos. Nele, Julie Richman está cansada do namorado dela e decide terminar com ele. Rodeado de amigas 'cabeça de vento' ela decide ir à uma festa, que para o azar dela, têm a presença de seu ex-namorado. Porém, a noite fica melhor quando ela conhece Randy e os dois começam a flertar. Ele é expulso da festa, mas volta e se esconde no banheiro até reencontrar Julie. A partir daí ela têm que decidir o que é mais importante, sua felicidade com Randy ou o seu status com suas amigas. 

A história, como quase todas nos anos 80, têm seu ápice no baile, porém o que diferencia esse filme é a leveza com que o romance é tratado. A diferença de estilos de vida não incomoda Randy e nem Julie, os dois amam estarem juntos, mas é como os outros veem essa diferença que é mais marcado no filme. Os pais da Julie, interpretados por Collen Camp e Frederic Forrest, roubam a cena sempre que estão nela e surpreendentemente é o pai dela que acaba lhe dando os melhores conselhos. 
O filme ainda conta com a presença da banda Plimsouls e eu, pessoalmente, adoro quando bandas fazem parte dessas histórias. A trilha sonora ainda contém a maravilhosa I Melt With You do Modern English. 
Se você está em busca de um bom romance adolescente, o que está esperando?
Atração Mortal (Heathers)- 1988


Winona Ryder era uma das atrizes mais adoradas dos anos 80 e 90. Ela, que desde pequena, não se encaixava com seus outros colegas de escola decidiu tingir seu cabelo de preto e começar a atuar. Alguns podem se lembrar dela do 'Edward - Mãos de Tesoura' e de 'Garota Interrompida', mas foi 'Atração Mortal' que mostrou a indústria de Hollywood que ela era capaz de ser uma grande estrela. Winona, com então 17 anos, também começou a namorar o outro astro de filme, o notório Christian Slater. 
A história é uma vertente psicológica da sua típica comédia adolescente. Obscura, ela conta a vida de Veronica Saywer que pajeia as três meninas mais populares da escola, todas com o nome de Heather. A Heather principal, interpretada por Kim Walker, é a sua melhor amiga e muitas vezes a obriga humilhar outras pessoas para seu bem próprio. Essa relação muda quando J.D aparece na escola. Bonito, misterioso e perigoso, logo no primeiro dia de aula ele leva uma arma para a cantina do colégio. Isso o mistifica para Verônica, que logo não consegue se ver longe dele e acaba matando os outros para satisfazê-lo. 
Uma comédia de teor bem obscuro, Atração Mortal, é um daqueles filmes que lhe faz refletir se a popularidade é algo tão bom assim. Será que os bilhetes atormentados que Verônica e J.D escrevem não poderiam ser verdade? Será que tentar ser a melhor, uma hora ou outra, não atrapalha quem você realmente é? O filme é exagerado, sendo que quando você o assiste, sabe que nada do que acontece nele pode de fato ser real, mas sejamos honestos, em um filme tão bom quanto esse, a realidade é o que menos importa! 
Uma Questão de Classe (Class) -1983


Uma "cópia" um tanto menos complexa do que 'A Primeira Noite de um Homem', uma 'Questão de Classe' é um daqueles filmes com um elenco muito mais do que talentoso. Nele temos o Andrew McCarthy, Rob Lowe, John Cusack e Alan Ruck em uma história não tão típica quanto aquelas sendo criadas no começo dos anos 80. Na primeira metade dessa década, os filmes eram sobre sexo e diversão e sem qualquer consequência futura ou passada. Este, é sim, sobre sexo e amor, mas além disso, é sobre amizade.

A história começa quando o ingênuo Jonathan (Andre McCarthy) consegue uma bolsa de estudos em uma das mais famosas escolas preparatórias dos Estados Unidos. Decidido a se manter focado na faculdade, tudo isso muda quando o seu colega de quarto é revelado. Skip, interpretado por Rob Lowe, um garoto rico e mimado decide que é sua obrigação ajudar Jonathan a perder sua virgindade. O que nenhum deles esperava, no entanto, era que ele encontraria a solução de seus problemas nos braços da mãe de Skip! 

O filme, que conta com a famosa atriz francesa da época, Jacqueline Bisset não foca somente nos desejos carnais daqueles adolescentes. Embora isso seja grande parte do filme, a outra é focada na amizade e nos laços que você forma quando se está no colégio. Sua presença escolar pode ser ótima ou um desastre dependendo de como você lida com os obstáculos e para Jonathan, aqueles serão os melhores amigos que ele jamais terá novamente. 
Uma comédia dramática melhor do que esperado, não perca 'Uma Questão de Classe'. 
Essas foram algumas das alternativas de comédias teen que embora muitos não conheçam, merecem, definitivamente, uma chance. Logo mais volto com a segunda parte desse post!
E para vocês, leitores, quais dessas são as melhores? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário