25/02/2014

O Clube dos Cinco e sua relação com David Bowie.

Se você é alguém que frequentemente lê meu blog, você saberá que eu sou aficionada pelo Clube dos Cinco. O filme é realmente um clássico adolescente cult dos anos 80.
E cada vez que o assisto - acredite eu já assisti incontáveis vezes - eu percebo novas e intrigantes nuances.
Hoje eu falarei sobre a relação - indireta- que o David Bowie (de quem eu sou fã sem tamanho) possui com o filme.

1.  Simple Minds ( a banda do hit Don't You Forget About Me) e sua relação com Bowie.


Qualquer fã do filme associa esta música imediatamente a Claire, John, Andrew, Brian e Allison, principalmente com o erguer de punho de John.  Embora essa não seja a única música de sucesso da banda, com certeza é a mais conhecida.
Porém você deve estar se perguntando: "O que isso tem a ver com David Bowie?"

Pois é, a banda tem esse nome por causa do Camaleão do Rock! Acalmem- se todos que irei explicar!

David Bowie, com o álbum Alladin Sane de 1973, lançou como o single a música cativante chamada The Jean Genie. Com uma atmosfera rock n' roll bem anos 1960 a canção logo se tornou um hit.



Se você nunca escutou esta música, faça logo! Eu te imploro!


Com a letra da canção baseada no personagem Jean Genet (um autor francês polêmico) , Iggy Pop (amigo de Bowie) e com Cyrinda Foxe dançando, uma das namoradas de David na época no vídeo, The Jean Genie é uma composição bastante complexa.
A parte que inspirou o nome da banda Simple Minds foi esta: 

He's so simple minded he can't drive his module 
He bites on the neon and sleeps in the capsule 
Loves to be loved, loves to be loved 
(Ele é tão comodista, ele não pode dirigir seu módulo
Ele morde no neon e dorme em sua cápsula
Ama para ser amado, ama para ser amado.)

A parte usada para o nome da banda é a gravada em azul. Sim, eles pegaram esta parte da música para nomearem sua banda. E a música de maior sucesso deles apareceu no Clube dos Cinco, interessante não?

2. A citação do começo do filme e Bowie

Esta relação já é a mais batida no filme, já que acredito eu, todos saibam. Porém é sempre interessante reafirmá-la para novos interessados no filme.

"E essas crianças em que você cospe enquanto elas tentam mudar seus mundos,
são imunes aos seus conselhos, elas sabem muito bem pelo o que estão passando."


Essa citação vem da música Changes, do álbum Hunky Dory 1971, do Bowie. A história conta que Ally Sheedy - a eterna Allison- achou a música e mostrou esse mesmo trecho para John Hughes. John, não demonstrou nenhuma animação e Ally achou que ele não havia gostado da ideia. No entanto, na primeira exibição do filme, Ally ficou animada ao perceber que sua ideia havia sido considerada.


"Changes é como um hino para todos os adolescentes."




3. David Bowie e seu nome nos créditos do filme. 

Os produtores do filme gostariam de agradecer os tais a seguir por sua generosa cooperação na produção deste filme.
E então o nome de David Bowie aparece.

Muitos ficaram intrigados com o crédito que Bowie recebeu no filme. Minha visão no assunto é esta: o que o filme quer transmitir? Basicamente ele coloca pessoas diferentes, que no fundo descobrem ter algo em comum. São pessoas que abraçam essa identidade e não tem vergonha de dizer ao mundo. David Bowie fez exatamente isso. Ele mostrou que o diferente é legal e que moldes foram feitos para serem quebrados.
Rebeldia, a busca de si mesmo e a quebra da visão da sociedade é o que Bowie propunha e o que aqueles cinco adolescentes tanto buscavam.
Por isso, em minha humilde opinião, John Hughes creditou Bowie. Porque o filme tem a essência que Bowie tanto queria disseminar entre os adolescentes- que são o futuro da sociedade, por mais cliché que isso soe.

Demais, não é mesmo? Isso mostra que as mensagens subliminares estão sempre presentes em filmes e que estão lá para serem desvendados. Que tal você começar a buscar também?







23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito grato ao universo por ter chegado até essa página. Sou fã do filme, e sua visão relatada aqui é empolgante. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Glauco, tudo bem?
      Fico feliz também que tenha achado esse meu post! Foi um dia em que comecei a pensar no filme e percebi que esses fatos eram muito mais que apenas coincidência!

      Abraços e volte sempre! :)

      Excluir
  3. E hoje e partiu! Que linda essa relação com David....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale! Chorei demais quando soube! Mais uma lenda que se vai da Terra, mas fica para sempre em nossos corações. Também acho demais essa relação dele com o filme, porque tem tudo a ver! Obrigada e volte sempre! :)

      Excluir
  4. Amei o filme, vi hoje mesmo. A postagem e a relação de David Bowie me marcou profundamente, inquietante, deu um brilho maior para o filme ao perceber todas essas sutilezas de um filme que pode ser visto como os de "sessão da tarde" também.

    Obrigado,

    Alba Flor Ipomoea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alba, fico muito feliz que tenha gostado! Este é um dos meus filmes adolescentes prediletos e o Bowie é o meu artista favorito. Chorei demais quando soube da morte dele, mas fico muito feliz que ele continue vivo no trabalho dele e no dos outros também!

      Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)

      Excluir
    2. Será um privilégio retornar, eu que agradeço a oportunidade de abrir meus horizontes em relação ao filme alimentando a imaginação com o teu texto. Abraços

      Excluir
    3. Muito obrigada, Alba, de verdade <3 Quando eu percebi essas relações, eu tinha que dividir com os amantes do Bowie, que nem eu! haha
      Abraços :)

      Excluir
  5. Esse filme é demais,so de 97 mais amo filmes classicos,e David Bowie e um gênio,eterno David Bowie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bowie é maravilhoso mesmo. Não existe artista igual! :)

      Excluir
  6. O clube dos cinco concorreu ao óscar ?

    ResponderExcluir
  7. Olá, o filme nunca concorreu ao Oscar não, mas se tornou um clássico cult para muitos amantes de cinema :)

    ResponderExcluir
  8. Serio eu me apaixonei pelo oque voce escreveu... foi uma mine analise maravilhosa e concordo com oque disse no inicio, quanto mais vejo mais descubro coisas novas!

    ResponderExcluir
  9. Showww....muito inteligente e empolgante o que disse.

    ResponderExcluir
  10. Excelente filme!. Eterno David Bowie!!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente filme!. Eterno David Bowie!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito importante que esse filme seja visto pelos jovens de hoje. Viva Bowie, o Camaleão.

    ResponderExcluir